O Inicio do Thashcore


Thrashcore (também conhecido como fastcore) é um subgênero do hardcore punk que surgiu no início dos anos 80 e tem como características:
  • Vocal agressivo (geralmente rouco ou gutural)
  • Andamentos ainda mais acelerados do que a média do estilo
  • Bateria no estilo blast beats
Ao contrário do que se pensa, não é uma mistura de thrash metal com hardcore punk (o que também existe e se chama crossover thrash) e sim um sinônimo para um "hardcore rápido e agressivo". O termo thrash surgiu no início dos anos 80 dentro da cena hardcore para designar os tempos acelerados em ritmo 2/2 que marcavam muitas bandas do gênero. Apenas alguns anos depois é que a palavra foi incorporada pela cena metal, quando algumas bandas de heavy metal adotaram esta batida mais veloz criando o thrash metal. O uso do termo thrash no hardcore é, portanto, mais antigo que o thrash metal.
Algumas das primeiras bandas do estilo foram as americas D.R.I. e Gang Green (ambas apenas em seus primeiros trabalhos), Deep Wound e Adrenalin O.D., Neos do Canadá, além de bandas européias como Lärm da Holanda, Asocial e Mob 47 da Suécia, Negazione e Indigesti da Itália, Heresy e Ripcord da Inglaterra. No entanto, qualquer banda de hardcore que enfatize os tempos acelerados pode ser considerada uma banda de thrashcore.
Hoje em dia, o thrashcore também é chamado de fastcore, para evitar a confusão com o crossover e outros estilos que misturam o hardcore ao thrash metal.
De qualquer maneira, não existe uma fronteira definida entre os terrenos do thrashcore e do crossover thrash. Uma banda thrashcore com guitarras mais metálicas pode ser chamada de crossover thrash, assim como uma banda crossover thrash mais rápida pode ser chamada de thrashcore. A questão é que o que define o thrashcore é a velocidade e agressividade, não a influência do metal ou falta dela.
No final dos anos 90 houve uma recuperação do thrashcore internacionalmente, em grande parte através dos esforços do selo norte-americano 625 thrash. Algumas das bandas que fizeram parte deste "renascimento" do estilo foram What Happens Next e Life's Halt (EUA), Crucial Section (Japão), I Shot Cyrus e Discarga (Brasil), Vitamin X (Holanda), ExTxAx e DS-13 (Suécia), entre outras.
Outro estilo "irmão" do thrashcore é o power violence, "inventado" no final dos anos 80 na California por bandas como No Comment, Infest e Neanderthal. O termo foi inventado de brincadeira por estas bandas, que faziam parte da mesma turma e compartilhavam shows e proposta (a mistura de tendências do hardcore rápido americano e internacional). As bandas powerviolence originais eram marcadas não apenas pelos andamentos velozes e vocais berrados, mas por mudanças repentinas de tempo e timbres graves e sujos, ocasionalmente se aproximando do grindcore, mas sem a influência Death Metal comum a este gênero.
Na década seguinte, o estilo foi popularizado por nomes como Spazz, Mk Ultra e Charles Bronson. Esta segunda geração do Powerviolence se diferencia da primeira por ter menos ênfase no peso e mais ênfase na velocidade. Muitas vezes, a mesma coisa que nos anos 90 era chamada de power violence, na década seguinte passou a figurar como thrashcore. Pode-se dizer que o power violence é um tipo de thrashcore, mas que nem todo thrashcore é power violence.