O Inicio do Neo-Classic Metal

Metal Neoclássico é um subgênero do heavy metal que recebeu muita influência da música clássica no estilo de cantar e de compor.
Contém complexas estruturas musicais - análogo ao metal progressivo - e faz o uso de elementos da música clássica e/ou de famosos compositores clássicos.
Geralmente o Metal neo-clássico tem a característica do complexo uso de arpejos, tapping, e escalas que variam de Escalas Maiores à escalas com características árabes, egípcias e indianas. Faz complexas referências à artistas clássicos como Mozart, Vivaldi, Bach,Paganini, Beethoven, etc.
Um dos primeiros adeptos deste movimento foi Ritchie Blackmore, percebe-se nos solos das músicas "Highway Star" do Deep Purple e "Gates of Babylon" do Rainbow requintes dignos da música erudita..
A Seguir exemplos de Algumas Bandas: 
Narnia
Christian Liljegren e Carl Johan Grimmark se encontraram pela primeira vez em 1993 em Jönköping, uma cidade no sul da Suécia. Nessa época, Christian e sua banda Modest Attarction estava para lançar o primeiro álbum deles: The Truth In Your Face. Carl era membro de uma banda chamada Sentinel. Eles trocaram entre si os números de telefone e entraram em contato.
Vários anos se passaram e ambos Christian e Carl tiveram dificuldades com as suas bandas. Modest Attraction produziu seu segundo álbum Divine Luxury, na mesma época em que Carl Johan decidiu sair da banda Sentinel. Além disso, em 1996 Christian ligou para Carl Johan e lhe perguntou se ele estava interessado em trabalhar juntos num projeto. Christian tinha paixão pelo hard rock melódico, da qual não estava autorizado a explorar na banda Modest Attraction. Carl Johan ficou interessado no projeto ao longo da conversa.
Poucos meses mais tarde, Christian chamou Carl de novo e disse-lhe que Modest Attraction iria na turnê para a Alemanha e o guitarrista Stephan Mohlin não poderia acompanhá-los. Desta forma, Johan substituiu Stephan. Stephan logo depois deixou a banda, e Carl Johan foi questionado se ele gostaria de ser membro permanente da banda. Carl Johan aceitou, dando assim, tempo para eles planejarem o projeto. Eles levaram um pouco de velhas canções de outras bandas e as modificaram de acordo com as próprias preferências. In setembro de 1996, eles foram para o Top Recording Studio. Carl Johan gravou todos os instrumentos e Christian, os vocais. As gravações levaram vários meses. Eles tinham muitos convidados no álbum, incluindo Jakob Persson que mais tarde tocou baixo no Narnia. Janne Stark foi responsável pelos solo de guitarra e Mart Hallek tocou violino.
Em janeiro de 1997, as gravações finalmente terminaram. Depois de duro trabalho, o álbum Awakening foi mixado.
Graças ao empresário deles, Magnus Söderkvist, o álbum foi aceite por 10 selos japoneses. Finalmente, Narnia decidiu por Pony Canyon. Em maio, Christian e Carl foram na última turnê deles com o Modest Attration. Eles encontraram Matthias Mittelstädt que possuía uma empresa chamada MCM Music. Mittelstädt, junto com seu irmão, Rainer MAtthias, amaram o álbum e Mittelstädt virou o empresário da banda.
Com uma demo em mãos e novo empresário, eles começaram a buscar por novos e talentosos membros e finalmente Narnia nasceu.
Em abril de 2008, surge confirmada a notícia de que o vocalista do Narnia, Christian Liljgren Rivel, deixaria a banda, e foi o que de fato aconteceu. Segundo nota esclarecida pelo Narnia, Christian e a banda decidiram de comum acordo a saída do vocalista-fundador da banda, após doze anos de permanência na mesma. O motivo alegado por Christian de sua decisão em deixar o Narnia, era de que este gostaria de se dedicar inteiramente ao seu preojeto solo que agora o mesmo se tornará sua carreira solo, "Audovision", de projeto solo, tornou-se a carreira solo de Christian, e este também pôs fim à sua banda de power metal, Divinefire.
Encontrado o novo vocalista do Narnia. Seu nome é Gérman Pascuall, uruguaio, morou 16 anos no Rio de Janeiro, e mudou-se para a Suécia. Gérman se parece muito fisicamente falando, com Christian, mostrando assim, a grande preocupação por parte do Narnia, em manter a estética da banda, além é claro, da qualidade e do nível da banda.
Em dezembro de 2009 a banda anunciou oficialmente o fim de suas atividades, tendo ainda realizado algumas apresentações no ano de 2010. O principal motivo foi a indisponibilidade dos membros da banda, que muitas vezes priorizavam seus projetos paralelos, o que era motivo constante de desfalque de músicos nas turnês 


Formação Atual :
Gérman Pascual - Vocal
Carl Johan Grimmark - Backing vocal e guitarra
Andreas Johanson - Bateria e percussão
Andreas Olson - Baixo